top of page

GAVIÕES DA FIEL

Sambas
Vídeos

Em 1973, os Gaviões da Fiel já possuía um número muito grande de associados e manter os Corinthianos reunidos na fase pós-campeonatos era um desafio para seus integrantes, pois muitos associados se dispersavam e só voltavam a freqüentar a quadra após o carnaval.

Este diagnóstico levou os Gaviões da Fiel a iniciar sua história no carnaval paulistano. Passaram a reunir os integrantes da torcida para desfilar em uma escola de samba que possuía em comum as cores preto e branco ( Vai-Vai), que imediatamente foram associadas às cores do Corinthians. Dois anos depois, não havia mais como comportar todos os integrantes em uma ala.

Em 1975, a Gaviões aceitou um novo desafio. Formou um Bloco e participou do último desfile de carnaval realizado na Av. São João. Nesse carnaval os Gaviões conquistou seu primeiro título. À partir daí estabeleceu-se uma hegemonia da Torcida Corinthiana na categoria de Bloco Especial, quebrada apenas em 1980, por uma nota 02(dois) no quesito melodia e que deixou a Gaviões com o vice-campeonato, atrás do Bloco Jóia Rara, que somou um ponto a mais. De 1981 a 1988 os Gaviões voltou a ser soberana. Ao todo os Gaviões participaram por 13 vezes do carnaval paulistano como Bloco Especial, saindo apenas para transformar-se em Escola de Samba (Grupo 1) em 1989.

Já no primeiro desfile, em 1989, os Gaviões ficam com o vice-campeonato e, em 1995, a escola – já no grupo especial – ganha seu primeiro título com o enredo “Coisa boa é para sempre”

A partir daí, os Gaviões da Fiel se posiciona entre as melhores Escolas de Samba de São Paulo, sendo também a maior em número de componentes.

Hoje, os Gaviões da Fiel é referência também entre as escolas de samba de São Paulo e a cada ano se aperfeiçoa, buscando profissionais de diversas partes do Brasil para apresentar na avenida um carnaval inovador, sem que para isso precise abandonar a ideologia de 42 anos atrás. Por este motivo, o carnaval da escola é fiel às cores do clube que são: preto e branco.

 

 

Campeã do Grupo Especial do Carnaval de São Paulo 4 vezes: 1995, 1999, 2002 e 2003.

 

CURIOSIDADES:

- Primeira entidade carnavalesca a desfilar com carros-alegóricos, o Abre-alas e mais um, totalmente iluminados (sustentados por um gerador de 2,5KWA) Isto ocorreu em 1984, quando a Gaviões ainda desfilava como Bloco Especial. Resultado: Campeã - Primeira Escola da Samba a utilizar-se de uma cavaquinista no acompanhamento do samba-de-enredo. Aconteceu em 1991, quando os Gaviões estavam no grupo I. A cavaquinista foi Dayse do Banjo. Resultado: Campeã. - Primeira Escola de Samba a desfilar com um Baixo-Elétrico(Pitter), acompanhando o samba-de-enredo, em 1994. Resultado: Vice-campeã. - Primeira Escola de Samba a utilizar um teclado no acompanhamento do samba-de-enredo, em 1995. O tecladista foi o Manga. Resultado: Campeã - Primeira Escola de Samba a utilizar-se de um coral(20 vozes), para interpretar o samba-de-enredo, ao lado do interprete Ernesto Teixeira. Esse fato ocorreu em 1996. O coral foi o Lumiá da Universidade Livre de Música, dirigido pelo maestro Teco Galati. Resultado: Quarto Lugar. - Foi a única Torcida organizada e Escola de Samba a eleger um vereador Antonio Goulart dos Reis, em 1996, com mais de 25 mil votos. - Ter sido a primeira Torcida Organizada e Escola de Samba do Brasil a ter um programa independente na televisão. Trata-se da TV GAVIÃO que foi para o ar pela primeira vez em novembro de 1998, pela rede C.N.T., Gazeta.

- FLÁVIO LA SELVA – UM DOS FUNDADORES -ASSOCIADO Nº 1 - Primeiro Presidente - Advogado, Professor e Teólogo. No Carnaval, foi também vice-presidente da União das Escolas de Samba Paulistana, vice-presidente Jurídico da Federação das Escolas de Samba do Estado de São Paulo, integrante das escolas de samba Vai-Vai e Vila Dalila.

 

 

 

 

 

Eliminatórias
  • Facebook Classic
bottom of page